sábado, 15 de dezembro de 2012

Aos colegas jornalistas, que vergonha!

Ser jornalista e atuar em assessoria de comunicação não é uma tarefa fácil, os colegas que estão nesta empreitada, ou já passaram pela experiência, sabem muito bem do que estou falando. Pessoalmente sigo com os mandamentos do bom jornalismo, de respeito com a sociedade e seriedade na apuração do conteúdo que escrevo. São duas máximas que me dão tranqüilidade de chegar em qualquer ambiente sem medo de ser referenciado como mais um “puxa”. Infelizmente não vejo isto em todos os colegas. Por falar em colegas, um modo carinhoso para me referir aos jornalistas como um todo, quem atua em assessoria tem sentido muita falta do respeito ao trabalho alheio. Ter o texto que escrevo reproduzido em outros sites, jornais, enfim, nos mais variados meios de comunicação é o que busco, mesmo tendo consciência que o papel do assessor é auxiliar o repórter, e não fazer o seu trabalho. Por isso, nem me incomodo com os famosos “Da Redação” onde o trabalho feito pelo assessor é totalmente jogado ao esquecimento. O que realmente me entristece, e que vem se tornando rotina em alguns sites mato-grossenses, é a distorção do sentido da matéria divulgada pela assessoria. Vamos ao caso prático. Nesta sexta-feira (14.11) o Governo do Estado divulgou minha matéria “Mato Grosso quita dívida junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento”. Para minha surpresa, fui rapidamente procurado pela servidora do Tesouro Estadual que forneceu os dados para o texto com uma outra matéria impressa em mãos, do site O Documento. “Mato Grosso paga R$ 130 milhões de dívidas contraídas por cabides de empregos”. Ou seja, a mesma matéria, sem mudar sequer uma vírgula, que escrevi mostrando o compromisso do Estado em honrar suas dívidas, ganhou uma chamada de capa totalmente pejorativa. Imagina minha situação ao explicar isto para uma contabilista, séria, que atua com dedicação no controle das dívidas do Estado, sobre como funciona os bastidores do jornalismo em Mato Grosso. Cito aqui o código de ética do jornalista, em seu Art. 4º, onde “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação”. Temos ainda o inciso V do Art. 6º, “É dever do jornalista: valorizar, honrar e dignificar a profissão”.Aos colegas, espero apenas que seja feito jornalismo. Veja os prints e tire suas próprias conclusões Daniel Dino Jornalista Agente Instrumental do Governo de Mato Grosso Secretaria de Estado de Fazenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário